sábado, 4 de janeiro de 2014

12 Anos Escravo

      Hoje fui ao cinema ver o filme: 12 anos escravo.
É um filme baseado em factos reais sobre um Homem de raça negra foi apanhado numa emboscada e levado para bem longe de casa. Ele foi vendido por saber tocar bem violino com vista a entreter os "brancos", mas essencialmente por ser negro. Nesse filme pode-se ver que os valores e a dignidade do Homem são completamente assassinados. Não havia bondade, compaixão, misericórdia  Pessoas eram vendidas, famílias separadas, condições de vida miseráveis.Os escravos eram considerados propriedade de quem os comprava, como se fizessem parte da mobília. Viviam no estábulo impedidos de tomar banho, com gélidas e de dia trabalhavam com temperaturas ardentes.
       Nos dias de hoje, a Humanidade deu um grande passo no que toca a escravidão e ao racismo que também se encontra inerente. Comparando a civilização no século XIX diria que seria impossível sair daquele mundo globalizado mas, vendo os dias de hoje fica provado que estamos mais perto de uma utopia.
Contudo, este tipo de escravidão que era visível aos nossos olhos foi desaparecendo, mas a que não é visível também desapareceu?

P.S Leiam a minha publicação intitulada "Maquiavel" e reflitam.

Sem comentários:

Enviar um comentário